Programa CarboNO
Programa Carbono
Reflorestamento Madeiras

Porque Reflorestamento


A sociedade retira carbono na forma de petróleo de dentro da terra e lança na atmosfera através de seus sub-produtos. O que acontece com todo o combustível do tanque de seu carro quando você anda com ele? Ele queima e se transforma em gás, e esse gás é lançado para a atmosfera. Ou seja, algo que estava imobilizado ou “neutralizado” no fundo da terra agora esta solto, em forma de gás.

O mesmo acontece com as florestas. Quando fazemos uma fogueira ou queimamos carvão em uma churrasqueira sobram apenas cinzas. O que acontece com todo o volume que ali existia? Ele é lançado para a atmosfera em forma de gases. Novamente algo que estava imobilizado ou “neutralizado” na terra agora esta solto na atmosfera.

Outro exemplo são os lixões. Quando o lixo se decompõe grande parte de sua massa também vira gás e vai para a atmosfera. Quando utilizamos energia elétrica também emitimos CO2 na atmosfera. Boa parte da energia elétrica produzida em nosso país é proveniente de usinas termo elétricas.

Portanto tem muita massa em forma de gás que se encontrava imobilizada ou “neutralizada” na terra e agora esta solta circulando na atmosfera. E essa massa de gases, que não conseguimos enxergar, é responsável pelas alterações do clima causando o famoso efeito estufa com o conseqüente aquecimento global.

A neutralização de carbono é um conceito que busca a diminuição do lançamento e a retirada do excesso de gases da atmosfera. Para diminuir o lançamento dos gases devemos usar menos os veículos com combustíveis derivados de petróleo, produzir menos lixo e reciclar mais diminuindo os aterros sanitários (Lixões), evitar o desmatamento desenfreado das florestas, buscar fontes alternativas de energias, etc.

A forma mais simples para retirar o CO2 que se encontra em excesso na atmosfera, é através do crescimento das plantas. De onde uma planta ou uma árvore retira toda massa que forma as folhas o tronco os galhos e raízes durante seu desenvolvimento? Do chão, da terra? Não. Se fosse assim o volume de terra debaixo de uma plantação ou de uma árvore diminuiria com o crescimento delas, e isso não ocorre.

Para crescer as plantas retiram, com ajuda da fotossíntese, o carbono da atmosfera, fixando-o em forma de madeira, ou seja, “neutralizando-o” contribuindo assim com a redução do efeito estufa e do aquecimento global.


Responsabilidade Socioambiental


Cadastrando os inventários de emissões de co2 no programa carbono as pessoas físicas ou jurídicas tornam públicas suas iniciativas. A metodologia do Programa Carbono dividi os limites dos inventários de emissões em sub-limites específicos em anos dentro de uma linha de tempo. Esta organização permite comparar e avaliar acréscimos e decréscimos em emissões ao longo do tempo, criando um histórico que viabiliza ao público consumidor o monitoramento das iniciativas cadastradas. 

Uma vez inventariadas, as iniciativas cadastradas podem optar por compensar suas emissões neutralizando as em parceria com o Programa CarboNO – Reflorestamento, que alem de contribuir com a redução das concentrações de gases que causam o efeito estufa, contribui também com a recuperação das florestas e conseqüentemente da biodiversidade vegetal e animal em nosso planeta. As florestas cumprem um importante papel de proteção dos mananciais, ou seja, nossos rios, nossa água. 

O Programa CarboNO – Reflorestamento contribui com a adequação ambiental de propriedades rurais parceiras remunerando os proprietários que reflorestam suas áreas como serviço ambiental prestado nos moldes de PSA – Pagamento por Serviços Ambientais, desta maneira gerando emprego e fixando o homem no campo. 

O Programa CarboNO - Reflorestamento é uma ferramenta que possibilita a sociedade o cumprimento de nossa constituição federal. 

Art. 225. Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.

Digite o número de série


 

Caso não encontre o número de série do seu selo clique
na imagem ao lado para identificar a localização do número.


» Quero compensar emissões de CO2

Telefone: (19) 3579-9197