Fundação WAS
A fundação WAS foi criada em 2011 objetivando o engrandecimento e a continuidade dos trabalhos desenvolvidos por Wolfgang e Anésia Schmidt e posteriormente por seu neto Rodolpho Schmidt na luta pela conservação dos ambientes naturais, em especial os ambientes florestais.
Wolfgang e Anésia Schmidt receberam da ONU o prêmio Global 500, em 1992 no evento realizado pelas Nações Unidas, ECO-RIO-92, em reconhecimento as iniciativas de pesquisa com reflorestamento objetivando recuperação ambiental e produção de madeira nativa de manejo sustentável.
Rodolpho Schmidt, neto do casal, se formou em eng. Florestal pela ESALQ – USP objetivando dar continuidade ao trabalho dos avôs. Em 2005 Rodolpho criou a CBFT – Cia Brasileira de Florestas Tropicais, que se tornou um grupo de empresas que trabalham com licenciamento, gestão e monitoramento ambiental e execução de reflorestamentos e manejo arbóreo.
Rodolpho Schmidt incubou dentro da CBFT o Programacarbono® que tem por missão colaborar com a redução da concentração na atmosfera dos gases causadores do efeito estufa e recuperar ambientes naturais florestais. O Programacarbono® é uma ferramenta de certificação para iniciativas de inventário e compensação de emissões de CO2 através de sumidouros florestais. A Fundação WAS de Conservação da Natureza foi criada para gerir o Programacarbono® e outros programas de certificação para pagamento por serviços ambientais.
Indústrias, empresas e cidadãos podem contar com um sistema forte e independente para certificação de iniciativas focadas na economia de baixo carbono.